editorias: | Institucional | Undime PE | Notícias gerais | Todas as editorias |

Educação étnico-racial é pauta da Undime/PE, que recebe coordenadoras da Pneerq em sua sede

Undime/ PE - 22/08/2025

A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE) recebeu, nesta quinta-feira (22/08), em sua sede, representantes da Entidade da Política Nacional de Equidade, Educação para Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), da Secadi do Ministério da Educação (MEC). Estiveram presentes a coordenadora estadual, Profª Dione Silva, e a articuladora de formação, Profª Janayna Cavalcante, que desempenham papel de mobilização e multiplicação da política junto aos municípios.

Atualmente, 37 municípios pernambucanos contam com ações focalizadas, indicadas pelo Ministério da Educação, e outros 147 possuem pontos focais para acompanhar a execução da política. A Pneerq estrutura-se em oito eixos, entre eles: governança interfederativa, formação de professores e gestores, produção de material didático e valorização das trajetórias negras e quilombolas. O objetivo é garantir a efetiva implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas.

A Política também conta com um processo intenso de formação que vai alcançar professores, gestores e equipes administrativas. Uma dessas formações já tem data definida, 25 de agosto, com parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo é ampliar a compreensão sobre equidade, relações étnico-raciais e educação quilombola, garantindo que os conteúdos da Pneerq se transformem em práticas efetivas na sala de aula. A política, organizada em oito eixos, também prevê governança interfederativa, produção de materiais didáticos e valorização das trajetórias negras e quilombolas.

Durante o encontro, também foi destacada a importância do Selo Petronilha Gonçalves, tem como objetivo reconhecer e valorizar, por meio de um selo de reconhecimento, as secretarias de educação que se destacam por políticas, programas ou ações voltadas à formação de profissionais da educação para a implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 (modificada pela Lei?nº?11.645, de 2008).? Em Pernambuco, neste ano, o município de Machados conquistou o selo.

Por fim, a Undime Pernambuco, em nome de sua presidente, a Dirigente Municipal de Educação de Igarassu, Andreika Asseker e toda sua diretoria, reafirma seu compromisso em apoiar os municípios na execução da Pneerq, acompanhando a formação de professores, gestores e equipes administrativas, além de fortalecer o olhar para o processo de aprendizagem em comunidades negras e quilombolas. Nosso papel é estar ao lado das secretarias municipais, incentivando a equidade como princípio estruturante da educação e colaborando para que cada estudante seja respeitado em sua identidade e tenha garantido o direito à aprendizagem.