editorias: | Institucional | Agenda do Dirigente | Undime PE | Notícias gerais | Todas as editorias |

Representantes de Entidades de Educação de Pernambuco participam da última reunião do Grupo Interinstitucional

Undime/ PE - 19/06/2020

Ao todo foram realizados 6 encontros entre 13/05 e 17/06

Foto: Secretaria Executiva da Undime Pernambuco

 

A Undime Pernambuco instituiu o Grupo Interinstitucional para debater os assuntos emergentes da Educação em tempos de pandemia, com o objetivo de promover estudos para elaboração de Documento Referência para o encaminhamento ao Conselho Estadual de Educação de Pernambuco.

O Grupo Interinstitucional foi composto por diversos segmentos da educação dentre os quais: Undime Pernambuco, Conselho Estadual de Educação, UNCME, SINTEPE, Secretaria Estadual de Educação, Universidades Federal e Rural de Pernambuco, Fórum de Educação Infantil, dentre outras Entidades.

A primeira reunião do Grupo do grupo foi realizada no dia 13 de maio, cujo foi a oportunidade de iniciar as discussões sobre a pandemia e posicionamentos das instituições. Esta que também foi a pauta da segunda reunião, realizada no dia 20 de maio.

Do dia 27 de maio a 17 de junho, as Entidades puderam apresentar seus posicionamentos com temas específicos, que foi planejado pelo grupo para continuidade dos trabalhos, em que ficaram divididos da seguinte forma: 

No dia 27 de maio a Undime Pernambuco, através do Professor Natanael José da Silva, Dirigente Municipal de Belém de Maria e Presidente da Undime Pernambuco, apresentou pesquisa sobre às Experiências com Atividades Não Presenciais Desenvolvidas Pelos Sistemas de Ensino .

No dia 03 de junho, a Professora Célia Vieira, representante do MIEB/FEIPE apresentou à questões referentes à  Educação Infantil no Contexto da Pandemia, e a Professora Telma Ferraz, representante do CEEL/UFPE apresentou os aspectos do Anos Iniciais no Contexto da Pandemia .

Já no dia 10 de junho a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco apresentou os aspectos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio no Contexto da Pandemia, e o Professor Fernando Melo, Presidente do SINTEPE, trouxe os aspectos das Desigualdades na Aprendizagem no Contexto da Pandemia. 

Na última quarta-feira (17), as Professoras Socorro Valois (UFRPE) e Márcia Ângela (Coordenadora do Fórum Estadual de Educação), abordaram questões voltadas a Preservação do Direito à Educação e de Seus Princípios Fundamentais na Reorganização dos Calendários Escolares. 

Professor Natanael, DME de Belém de Maria e Presidente da Undime/PE ressaltou "a importância da culminância do grupo, reforçando a necessidade que às Entidades de Educação tem em se manterem unidas para a defesa da  educação pública, uma vez que todos os representantes da Entidades participantes militam pela educação, em um momento tão difícil, esse momento de discussão foi muito positivo, agradecendo em nome da Undime Pernambuco a todos os participantes do grupo, pela relevância de cada Entidade para este diálogo, e o engajamento de todos na  participação das reuniões realizadas." 

O Professor Antônio Habib, Presidente do Conselho Estadual de Pernambuco, parabenizou a Undime Pernambuco "por ter capitaneado este momento, e por ter convidado as Entidades de educação para promover esta discussão, reforçando que o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco sozinho não consegue atuar, que é objetivo do Conselho a permanência de debates para encaminhamentos conjuntos com todos os represetantes das Entidades de educação, por uma educação inclusiva e pela melhor educação do nosso Estado."

 

REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES REMOTAS E AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO E A REORGANIZAÇÃO DOS CALENDÁRIOS ESCOLARES: AS QUESTÕES EMERGENTES DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19.

 

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES:

Coordenação (Prof. Horácio Reis UNDIME/CEE)

União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Prof. Natanael Silva, Prof. Célio Leonel e a Profa. Elza Silva)

Secretaria Estadual de Educação (Profa. Ana Selva)

União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Prof. Messias Sousa)

Fórum Estadual de Educação de Pernambuco (Profa. Márcia Ângela Aguiar)

Conselho Estadual de Educação (Prof. Antônio Habib e Profa. Giselly Morais)

Fórum de Educação Infantil de Pernambuco (Profa. Célia Vieira Santos)

Ministério Público de Pernambuco (Dr, Sérgio Gadelha)

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado Pernambuco (Prof. Fernando Melo)

Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Profa. Telma Ferraz)

Universidade Federal Rural de Pernambuco (Profa Socorro Valois)