editorias: | Comunica Undime | Todas as editorias |

PALMARES: MOBILIDADE URBANA: 2ª FORMAÇÃO DO PAT

Undime/ PE - 28/04/2022

Secretaria de Educação dos Palmares

NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA.

A Rede Municipal de Ensino dos Palmares, com o tema MOBILIDADE, ÉTICA, CIDADANIA E TRÂNSITO, promoveu a 2ª roda de formação do PAT – Professor Amigo do Trânsito.

O projeto foi coordenado pelo professor Washington Gutembergue, que indagou: "A quem pertencem as cidades?" E respondeu: "- Pertence a todos nós! As cidades, ao longo do tempo, vão se modificando para se adequar aos automóveis, em vez de se adaptarem às pessoas. É hora de fazer uma reflexão e mudar conceitos para uma sociedade mais sustentável e consciente de seu papel. A educação é esse meio de transformação."

Será que é possível formar um cidadão ou cidadã, sem olhar para nossa cidade? Claro que não.

Cuidar da mobilidade, dentro da área urbana e campo, é fundamental para o desenvolvimento. Com cidadania, ética e uma melhor mobilidade, podemos educar com eficiência, por meio das escolas. Como também aplicar projetos que desenvolvam uma educação voltada para o trânsito, criando uma consciência com proteção à vida, já começando na Educação Infantil e todo o Ensino Fundamental.

A partir das experiências espaciais dos estudantes, podemos confrontá-las com outras realidades, e ter por objetivo provocar novo olhar sobre o lugar em que habitam e os trajetos que percorrem cotidianamente.

Desse modo, desenvolve-se a capacidade de se localizar no espaço da cidade, e recriar o seu trajeto utilizando-se do apoio de mapas e pontos referenciais com base no percurso que realiza diariamente.

São Objetivos do projeto: Desenvolver habilidades psicomotoras, exercitar a reflexão crítica e formar um cidadão ético.

Para ver mais fotos (CLIQUE AQUI)

• Educação de Qualidade se faz com a Participação de TODOS!

• Vem ser ESTUDANTE MUNICIPAL!

Siga nossas redes sociais:

Facebook: [clique aqui]
Instagram: [clique aqui]
Youtube: [clique aqui]

Autoria: Secretaria de Educação dos Palmares