editorias: | Institucional | Todas as editorias |

O que é a Undime?

Undime/ PE - 27/01/2020

UMA TRAJETORIA PELA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

"A Undime surge em 1986, no interior do processo de redemocratização do país, inserindo-se nos movimentos sociais que se constituíram em defesa da universalização da educação básica de qualidade social e na construção de um mundo socialmente justo. Desde as origens, seus compromissos éticos mobilizam ações que propiciam a formação de Municípios na gestão das políticas educacionais e buscam assegurar o atendimento escolas sob a ótica do direito."

Edla de Araújo Lira Soares
Presidenta fundadora da Undime em 1986/87 e Presidenta da Undime Pernambuco  nas gestões de 1993 a 1997/ 2001 a 2005

 

O QUE É A UNDIME?

A Undime Pernambuco é uma associação civil, sem fins lucrativos, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com sede na cidade do Recife/ PE, que representa os Dirigentes Municipais de Educação.

A Undime respeita e representa a diversidade do Estado. Nesse sentido, visando sua consolidação e seu fortalecimento institucional, adota as seguintes estratégias político-administrativas:

a) Manter-se em nível suprapartidário;
b) Lutar pela defesa da educação pública com qualidade social;
c) Intensificar a articulação e o diálogo com os setores governamentais
d) Organizar os DME propiciando recursos políticos, técnicos e de
e) Coletar, produzir e divulgar informações relativas a ética, cultura de de paz, cidadania, direitos humanos, democracia, educação, a partir de um planejamento integrado e participativo.