editorias: | Undime PE | Todas as editorias |

Nota de Repúdio da Undime Pernambuco sobre o Pronunciamento do Presidente da República na noite do dia 24 de março

Undime/ PE - 26/03/2020

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco – UNDIME/PE, expressa seu profundo repúdio, ao pronunciamento realizado pelo Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, transmitido ontem (24), à noite, para todo o país, nos veículos de comunicação de Rádio e Televisão, no tocante as recomendações estabelecidas para o combate ao Covid-19.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Covid-19 já levou a óbito mais de 16 mil pessoas em todo mundo, e a propagação de contaminação da população mundial já se torna imensurável, à medida que, em âmbito nacional, já são 57 mortes e 2.433 mil casos confirmados. Apesar de aparentemente tratar-se de dados considerados baixos, comparado a outras nações, jamais podem ser subestimados. Uma vez que, desprezadas as recomendações para o isolamento social, o País poderá levar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a um colapso, promovendo como consequência tragédias já reais em outras nações.

A Undime Pernambuco, Entidade que representa os 184 municípios do Estado, atuando na defesa da educação pública com qualidade social, ao longo dos seus 34 anos, exprime diante de todo contexto de calamidade pública provocado pela pandemia, pleno apoio às medidas de prevenção, orientadas por especialistas do país como de todo mundo, em relação ao isolamento social, com fulcro na redução de aglomerações e fluxo de pessoas, como a medida mais eficaz para o controle da infecção, destacando e parabenizando às ações sanitárias adotadas pelas autoridades do Estado de Pernambuco.

Cumpre observar que a Entidade como instância representativa da educação pública municipal, endossa a importância da proteção de toda a comunidade escolar: Crianças, adolescentes, jovens e adultos, aos professores, pais, gestores e demais profissionais da educação, de modo que possam se manter em segurança, para que possam retomar as suas atividades na normalidade, à medida que a situação for restabelecida.

A Entidade reforça seu papel suprapartidário, tornando claro o objetivo da conscientização de todos (as) sobre nossa principal missão nesse momento, que é proteger uns aos outros e defender o direito à vida, ratificado na Constituição Federal de 1988.

Sigamos firmes no combate ao Covid-19, orientando aos municípios do Estado de Pernambuco, a cumprirem o estabelecido pelas autoridades locais, como medida de preservação da saúde de todos (as) os (as) cidadãos (ãs) pernambucanos (as).

 

Natanael José da Silva

Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria

Presidente da Undime Pernambuco