editorias: | Comunica Undime | Undime PE | Todas as editorias |

Jornada formativa da Educação de Ouricuri 2019 foi um sucesso

Undime/ PE - 23/01/2020

O início das atividades da Rede Municipal de Ensino de Ouricuri foi recheado de atividades pedagógicas com foco do desenvolvimento de competências e habilidades dos professores. Palestras, Workshop, Planejamento, Projetos e Seminário deram a tônica do evento, que já se tornou tradicional na gestão do prefeito Ricardo Ramos. 

Logo de início, o município ofertou uma novidade: o Workshop Interdisciplinar, que abordou temas diretamente relacionados com o dia-a-dia da escola, professores e alunos: Patrimônio Histórico e Cultural (com o professor e autor de um livro que conta a história do município de Ouricuri – Giarlam Agra), Tecnologias e Redes Sociais (com o professor, consultor e instrutor de negócios – Humberto Lacerda), Educação Financeira (com o professor e agente financeiro Fábio Barbosa) e Educação no Trânsito (com a engenheira de tráfego – Paula Figueiredo). Foram apresentações orais de 20 minutos por cada palestrante, com a fala aberta ao público para interagir com comentários e perguntas. 

Seguindo a jornada formativa, a Editora Moderna ofertou uma palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, tendo sido considerada um sucesso junto ao público presente (muitos inclusive pedindo novamente a presença da palestrante Joseneide Barros em outros momentos).  

Continuando com o banquete pedagógico, uma palestra interativa, dinâmica e instigadora foi ministrada pelo consultor Micaias Paiva, com o título: Educação Empreendedora – Desafios da Educação na Era Digital, palestra ofertada pelo SEBRAE – Unidade de Negócios Sertão do Araripe. O público teve a oportunidade de interagir diretamente com o palestrante através dos aparelhos Smartphones para uma demonstração de ferramentas disponíveis para atrair a atenção dos alunos, especialmente os chamados “nativos digitais”.

A jornada continuou com o planejamento pedagógico nas escolas, sendo acompanhado de perto pela equipe de técnicas pedagógicas da secretaria, dando apoio e sugestões in loco  e prosseguiu na semana seguinte, no dia 13 (quarta-feira), com o seminário de apresentação de projetos idealizados pelos professores e coordenadores pedagógicos, de forma interdisciplinar e com base no documento da BNCC. Foi um dos pontos mais altos da Jornada Formativa. 

Para finalizar, o artista Franlex realizou uma apresentação musical que animou bastante o público, deixando o momento mais animado e sendo sondado para outros momentos nas escolas do município.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação agradece a presença e parabeniza todos os profissionais que fizeram parte desta Jornada Formativa e reitera seu compromisso em esforçar-se para oferecer momentos de crescimento profissional aos docentes e consequentemente melhoria nos processos pedagógicos junto ao alunado e a comunidade como um todo.