editorias: | Comunica Undime | Undime PE | Todas as editorias |

Evento de grande sucesso na educação de Igarassu: a abertura do Ano Letivo 2019

Undime/ PE - 23/01/2020

Foi com tema “É tempo de ler: Igarassu de encantos, sonhos e imaginação”, que abrimos o Ano Letivo de 2019 na rede municipal de Educação. Foram dois dias de um rico aprendizado, sendo um dia inédito voltado exclusivamente aos pais dos alunos, fazendo de Igarassu a única cidade da Região Metropolitana do Recife a realizar esse tipo de abertura, tendo um impacto gratificante e muito positivo para a educação de Igarassu. Reunindo aproximadamente 2000 pessoas, entre pais, educadores, secretários, o prefeito, a vice-prefeita e vereadores, no Clube Afasa, em Igarassu, nos dias 13 e 14 de fevereiro.

No primeiro dia do evento, uma novidade neste ano, foi com os pais, diante do grande trabalho que a educação de Igarassu vem desenvolvendo e se destacando, o projeto “Pais Educadores”, atravessou os muros das escolas e ganhou um evento de abertura do projeto para 2019. Estiveram no local cerca de 1000 pais participantes, para entender e falar de como anda a educação no município, essa foi e é uma importante iniciativa para que cada vez mais a relação entre pais, educação escolar e filhos/alunos se unam. Ainda na ocasião tivemos o Grupo de Arte Educadores da Saúde, com atividade cultural, eles são o mesmo grupo que também desenvolve atividade com as crianças das nossas escolas.

Para a secretária de educação, Andreika Asseker, é de extrema importância esse momento, “Foi um momento muito rico, fizemos prestação de contas do ano anterior,  trouxemos as novidades para esse ano, como projetos e quais os materiais os alunos estariam recebendo nas escolas”, e para concluir a secretária ressaltou a importância que os pais têm neste projeto, “falamos do elo e da importância que os pais têm na vida acadêmica dos filho, ajudando assim a melhorar ainda mais, junto com todos que fazem a educação de Igarassu, um trabalho coletivo”, finaliza.

No segundo dia de evento, foi a tradicional abertura com os professores, reunimos cerca de 900 educadores da rede municipal, para discutir educação, o tema do ano letivo que todas as escolas da rede irão trabalhar seus projetos voltados para a leitura. Na eventualidade, também tivemos informativos para este ano, novidades como o anúncio do “Educar para Valer”, um programa da Associação Bem Comum que conta com o apoio da Fundação Lemann e do novo material do Prova Brasil, que foi adquirido pelo município e será implantado este ano, entre outros anúncios.

Na ocasião o prefeito de Igarassu, Mario Ricardo, discursou sobre os avanços dados pela educação nesta gestão, “Antes tínhamos que nos conformar com a situação em que vivíamos, mas hoje, nesses últimos anos, invertemos essa situação, trabalhamos e planejamos uma educação para todos eque somos referências para outros municípios, uma educação na qual pensamos da saída do aluno para escola, dentro da escola, até a volta e em como anda o seu desempenho” e destaca, “Hoje quando pergunto aos alunos o que eles querem ser quando crescer, além de estimular e focá-los para o futuro, eu digo a eles que quem pode verdadeiramente colocar no caminho do sucesso, é o seu professor, ele é o grande responsável em poder ajudar a transformar a vida desses jovens”, completa o prefeito.

A vice- prefeita, Elcione Ramos, também professora efetiva do município, participou da solenidade e deu destaque a educação de qualidade que Igarassu vem tendo, “Com educação, a criança e o jovem transforma a vida e multiplica conhecimento, mudando tudo e todos ao seu redor”, e faz uma reflexão, “Antes não tínhamos escolas decentes, material novo e pensado para os alunos e tão pouco a primeira merenda. Hoje, através de muito trabalho e planejamento, os investimentos não param, é escola requalificada; é primeira merenda para cerca de 15 escolas do município; professores altamente qualificados para ensinar as nossas crianças e tantos outros avanços que não param”, e termina, “A educação é o futuro da nossa cidade, das nossas crianças”.

Para finalizar o evento de abertura tivemos um grande momento com a Carroça do Encantado, um grupo de artes que trabalha com várias formas de leitura, poesia, música e teatro, referência com o tema do Ano Letivo 2019, mostrando que todo tempo é tempo de ler.