Projeto contou com oficinas de fotografia digital e exposição do resultado do trabalho dos estudantes.
A Escola Municipal Dom Ricardo de Castro Vilela, localizada no distrito de São Severino em Gravatá, viveu uma tarde de muita alegria, entusiasmo e compromisso social, o encerramento de uma trajetória que contou com seis encontros/oficinas de fotografia básica digital para 12 crianças e adolescentes da instituição de ensino ao longo de dois meses. Após o curso, as crianças escolheram suas fotos que foram parte da Exposição Fotográfica – Novos Olhares para um Bem Viver.
O curso foi realizado pela organização social Instituto o Bem Viver – IBV, que tem sua sede no sítio Bruna, no mesmo distrito da escola e contou com a parceria das organizações sociais Grupo de Apoio aos Meninos e Meninas – GAMM e da Fábrica de Cultura. A exposição é parte do projeto Festival o Bem Viver, idealizado pelo IBV e que conta com recurso de incentivo à cultura da Lei Paulo Gustavo – LPG, tendo a secretaria de Turismo e Cultura na execução e acompanhamento dos projetos que acontecem através desta lei no município.
Na exposição, que foi tomada por grande emoção das crianças, das professoras e das famílias presentes, houve a presença da comunidade, de parceiros e de representantes da gestão municipal. Ester Gomes, secretária da Mulher, que na ocasião também representava o COMDICA, falou da importância de atividades como estas para o pleno desenvolvimento da educação e dos direitos da criança e do adolescente; trouxe também que este é um compromisso da gestão municipal, de tecer parcerias com entidades sociais para que assim sejam unidas forças para que o município possa se desenvolver plenamente.
As professoras e a coordenadora pedagógica da escola agradeceram e se emocionaram pela oportunidade ofertada aos alunos e alunas, do grande legado que estas atividades promovem também no processo de aprendizagem.
Reportagem: Macione Baroni (IBV)
Fotos: Clara Silva, Larissa Gomes (Fábrica de Cultura/GAMM)