Estudantes da Rede Municipal de Camutanga-PE são destaque na a III Feira de Ciências e Tecnologia da Universidade de Pernambuco no Campus Mata Norte.
Colégio Municipal Mosenhor Júlio Maria é destaque ocupando o 2º(segundo) lugar na a III Feira de Ciências e Tecnologia da Universidade de Pernambuco no Campus Mata Norte, com o Projeto ECOSABÃO.
O Projeto escolhido para desenvolvimento foi a O ECOSABÃO foi uma iniciativa dos professores de ciências em conjunto com a coordenação do colégio, onde o principal intuito não era produzir sabão, mas sim trazer esse senso de conscientização aos alunos, e demonstrar que por trás da produção de uma simples barra de sabão, tinha toda uma questão socioambiental envolvida.
O projeto iniciou no dia 06 de Novembro, ondeintroduzimos os alunos a pesquisa. No dia 09 de Novembro, colocamos em prática no Colégio Municipal Monsenhor Júlio Maria a produção do nosso produto, que foi o sabão sustentável, produzido a partir do óleo de cozinha coletado pelos alunos em casa, com a ajuda dos responsáveis, além de coletarmos óleo usado também do comercio alimentício do município, em lanchonetes por exemplo.
Com o trabalho finalizado, e partir da ideia dos coordenadores do Colégio, inscrevemos o projeto na III Feira de Ciências e Tecnologia da Universidade de Pernambuco no Campus Mata Norte, assim as alunas: Marielly Rufino Rodrigues e Ana Vitória Ferreira Vieira, dos sextos ano A e B representaram a escola na apresentação.
A apresentação ocorreu no dia 29 de Novembro, com o resultado final sendo divulgado mais tarde no mesmo dia, onde obtivemos a segunda colocação na categoria Ensino Fundamental - Anos Finais, concorrendo ao total com outros 30 projetos de escolas devários estados do Brasil. No dia 05 de Dezembro, aconteceu a cerimônia de premiação na Universidade de Pernambuco, onde foram entregues medalhas, certificados e um brinde a cada componente dos projetos ganhadores.
Em todo andamento do projeto esteve presente a orientação e incentivo do Secretário de Educação Valmir Correia Vieira da gestora do colégio Loíde Maria da Silva, das coordenadoras Ivanda Virgíno e Kely Silva, do professor Mateus responsavél pelo projeto e a nossa servidora Andressa Araujo, que foi quem nos instigou a participar do evento.