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Escolas Municipais de Tacaratu vivenciam encerramento do Projeto Centenário Paulo Freire

Undime/ PE - 28/09/2021

                     

Foto: Prefeitura de Tacaratu/PE.

Na última terça, 21/09, a Escola Municipal Vereador Claudionor Rodrigues Major, do município de Tacaratu, realizou o encerramento do projeto Centenário Paulo Freire, contando com a presença da Secretária Municipal de Educação, Margarete Freire, a Coordenadora Municipal do EJA e Educação no Campo, Maria de Fátima, a Coordenadora Municipal do Banco de Livros, Maria Rosemilda, gestora, professores e coordenadores escolares, e demais funcionários.

             

Foto: Prefeitura de Tacaratu/PE.

Neste culminância e encerramento houveram exposições e apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da EJA durante o mês de setembro, assim como apresentação da Roda de Coco Tebei, que é Patrimônio Cultural Imaterial do município de Tacaratu, bem como entoação de toadas de vaquejada por vaqueiros conhecidos pela população da cidade.

 

             

Foto: Prefeitura de Tacaratu/PE.

O projeto Centenário Paulo Freire propõe através de algumas atividades que os alunos entrem em contato com a vida e as obras do autor, educador e filósofo brasileiro Paulo Reglus Neves Freire, popularmente conhecido como Paulo Freire. O projeto foi direcionado pra modalidade de ensino EJA, mas podendo ser aderido por outras modalidades, como foi pelo Ensino Fundamental I e II. Através dessas atividades esperamos despertar nos alunos uma reflexão em torno dos pensamentos e métodos de ensino desenvolvidos por ele. Dentre os objetivos deste projeto estão:

  • Sensibilizar os alunos a entender sua realidade e agir em favor da própria libertação;
  • Propor ao aluno o conhecer a história da sua  comunidade, para se apropriar da cultura na qual ele está inserido;
  • Trabalhar contextos populares do seu cotidiano.

Dentro deste projeto serão desenvolvidas algumas atividades como: rodas de conversa; produção de desenhos trabalhando a cultura local; resgate da historicidade das escolas; produção e interpretação de textos produzidos pelos alunos; leitura de lendas locais.

Autoria: Secretaria de Educação Tacaratu/PE.