editorias: | Institucional | Agenda do Dirigente | Undime PE | Notícias gerais | Todas as editorias |

Ciclo de Encontros Regionais da Undime/PE inicia no Agreste Meridional

Undime/ PE - 21/06/2023

Garanhuns sediou o primeiro dos Ciclo de Encontros Regionais da Undime/PE

A Regional do Agreste Meridional foi a primeira das 14 microrregiões da Undime/PE a promover o Ciclo de Encontros Regionais da Entidade. O evento foi realizado nesta segunda-feira (19), na Gerência Regional de Educação, no município de Garanhuns/PE.

O evento contou com representação dos 22 municípios da Regional, totalizando 250 participantes, dentre os quais: Prefeitos, Dirigentes Municipais de Educação, Técnicos (as) das Secretarias Municipais de Educação, Gestores Escolares, Coordenadores e Professores. O Professor Erivam Lopes Interlocutor da Undime/PE na Regional Agreste Meridional endossou em sua fala que "o evento foi uma construção coletiva dos 22 Dirigentes Municipais de Educação que compõem a Regional, em que todos abraçaram a iniciativa para fazer desse Encontro um ponto de partida para outros momentos coletivos".

O Prefeito de Garanhuns, SivaLdo Rodrigues Albino  falou das dificuldades do início de sua gestão em um momento ainda pandêmico, tendo atualmente outro cenáro com investimentos na educação que vem garantindo muitos avanços.

Imagem: Vinícius Vilela

O evento teve como eixos centrais de discussões o Financiamento da Educação e a Gestão Escolar com fulcro na Recomposição de Aprendizagens, temas  de bastante destaque na educação atual. A Professora Wilza Vitorino, Dirigente Municipal de Educação de Garanhuns, e membro do CNR da Undime/PE destacou a importância das discussões para tratar com toda a rede, considerando que esse momento foi mais um  que demonstra que estão no caminho certo.

Imagem: Vinicus Vilela

A Professora Andreika Asseker, Dirigente Municipal de Educação de Igarassu, e Presidente da Undime/PE, proferiu a palestra sobre Financiamento da Educação, no que tange as condicionalidades e mecanismos de complementação do Fundeb. Endossou na sua fala que se faz necessário assegurar o direito à educação, principal razão de estar discutindo coletivamente, para buscar alternativas de modo a fortalecer todas às regiões do Estado. Além disso, que às reuniõa regionais tem o objetivo de fortalecer os DME, com vistas a partilhar o convívio entre outros municípios, DME, assim como socializar experiências de forma colaborativa.

 

A Undime/PE está em tratativa com os Interlocutores de outras regionais para realização do próximo encontro, tendo agendas previstas ainda para julho.

 

Maiores informações você acompanha aqui e nas nossas redes sociais.