editorias: | Comunica Undime | Notícias gerais | Todas as editorias |

Abordagem prática de atividades educativas exitosas durante o isolamento social em Limoeiro

Undime/ PE - 26/05/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Escola Municipal João Heráclio Duarte, em conformidade com as orientações da Secretaria que a rege, Secretaria Municipal de Educação e Esportes do município de Limoeiro - PE, vem desenvolvendo, no período de pandemia da Covid - 19, atividades exitosas com o seu corpo discente em atendimento remoto. No ano de 2020, atendemos ao quantitativo de 380 alunos distribuídos desde o 4º ano - anos inicias - à 4ª fase da EJA - anos finais do Ensino fundamental.
Entre os relatos de atividades exitosas estão:
 1 - Atividade proposta pela professora Rita de Cássia Pessôa de Andrade, na disciplina de Arte, oportunizou compreender o conceito de Land Arte e colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre esse tipo de arte, o qual consiste em ser o terreno natural em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra. O objetivo da atividade era fazer com que cada aluno contextualizasse o conteúdo em uma produção. O aluno Bruno Batista da Silva registrou a ação e nos enviou.
 2 - A atividade proposta pela professora Jaqueline Carneiro Soares na disciplina de Ciências em turma do 6º ano A trabalhava os processos de separação de misturas. Através de leituras, mapa mental e vídeos explicativos, foi proposto experimento prático de filtro através de garrafa pet e utensílios em sucata. O aluno Luis Felipe da Silva Sousa registrou sua atividade concluída e nos enviou.
 3 - A professora Marizene Ferreira dos Santos, da sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE, vem desenvolvendo atividades que contemplam o conteúdo proposto, de forma que se adequa às necessidades apresentadas pelos alunos. Com as evidências, ressaltamos que mesmo diante das dificuldades enfrentadas devido à Covid-19, estamos tentando atender às expectativas daqueles que também precisam de um acompanhamento mais aproximado na resolução das atividades escolares. Os alunos João Gabriel Mendes de Lima, 9º ano C, e Amanda Maria da Silva nos enviaram registros de suas atividades. João Gabriel realizou atividade de Matemática que envolvia as operações de subtração e adição, com o auxílio da professora através de chamada de vídeo. Amanda é esforçada e, mesmo com as limitações referentes à memorização e dificuldades na leitura e na escrita, resolveu a atividade proposta, a qual sugeria que a aluna formasse palavras com sílabas simples. Ela contou com o apoio da irmã e da professora através de vídeo-chamada.
 4 - O professor Bruno Rafael Ferreira Rufino desenvolveu atividade que despertava nos alunos a percepção da importância da atividade física no enfrentamento a doenças, bem como na promoção da saúde física e mental. Os alunos realizaram pesquisa e ilustraram com recortes a referida atividade.