editorias: | Comunica Undime | Notícias gerais | Todas as editorias |

A Secretaria de Educação do Município de Jucati-PE, lança ações para não perder o contato com os estudantes

Undime/ PE - 26/05/2020

 

Foto: Prefeitura Municipal de Jucati-PE

 

 

Ações estão sendo desenvolvidas no Municipio de Jucati-PE,  com o objetivo de manter contato com os estudantes neste momento de isolamento.

A rede Municipal de Educação de Jucati, no estado de Pernambuco, desenvolveu um ambiente virtual de aprendizagem por meio de uma plataforma on-line, onde os professores inserem aulas e os estudantes do ensino fundamental e EJA, estudam e interagem virtualmente. As aulas são compostas por: mensagem do professor, conteúdos que possam ser consumidos diretamente na plataforma, área de perguntas/respostas e atividades a serem realizadas, sem a necessidade de impressão, podendo ser respondidas diretamente em celulares, tabletes ou computadores. A plataforma dispõe de registro de frequência e acesso de cada estudante na aula virtual, como também o total de horas que os professores e estudantes permanecem dentro da plataforma, para uso futuro como horas de trabalho dos servidores. Todas as aulas contemplam as habilidades do currículo de Pernambuco. Tudo está totalmente de acordo com a resolução 03/2020 do conselho estadual de educação de Pernambuco e com a portaria nº 1160/2020 da secretaria estadual de educação de Pernambuco que regulamentam a educação não presencial para a educação básica em 2020.


Um passo a passo disponibilizado pela Secretaria da Educação Cultura e Desporto do Município de Jucati-PE, passando a viabilizar videoconferências entre a coordenação pedagógica, gestores e professores para orientações sobre a mesma, trazendo maior essência no ensino-aprendizagem virtual. Sabendo que, o fortalecimento das ferramentas digitais é um caminho certo, portanto na crise, temos que enxergar oportunidades. O momento exige que precisamos aproveitar o potencial de toda equipe, estimulando a troca de práticas entre professores, incentivando e apoiando-os em todos os momentos. Por meio da plataforma virtual, WhatsApp, e-mail e videoconferência utilizando o aplicativo zoom, toda rede está conseguindo adaptar-se a nova forma de ensino-aprendizagem.


Todas as ações estão sendo desenvolvidas com o objetivo de manter contato com os estudantes neste momento de isolamento, prevenindo uma possível evasão. No momento, se fez necessário anúncios em emissora da rádio, redes sociais e ligações diretas com os pais. As seguintes ações foram desenvolvidas a partir de um cronograma elaborado pela coordenação pedagógica e gestores. Toda modalidade está trabalhando de forma remota direcionando também ao aluno sem acesso à internet com material impresso em consonância com a plataforma virtual, onde todos tem a mesma oportunidade de aprender, atividades estas, desenvolvidas no período de 08 dias. A secretaria de educação disponibilizou os transportes escolares para fazer a circulação, levando os pais ou responsáveis até a escola para pegarem as apostilas de estudos, sendo entregue diretamente aos pais ou responsáveis, ou até mesmo ao próprio aluno sendo de maior idade, recebendo na escola onde está matriculado, respeitando as orientações da OMS; Uso obrigatório de máscara e álcool em gel, como também cumprindo as medidas de distanciamento social.
Com o intuito de diminuir os impactos do isolamento para os estudantes e professores, a psicóloga da Secretaria de Educação, cultura e desporto, estará atendendo através da rede social Facebook, a partir da próxima segunda-feira dia 25/05, realizando escuta online. Como também, divulgação nas redes sociais de vídeos orientadores com temas pertinentes ao momento, como também, minimizando os impactos emocionais e sociais.


Nas modalidades de ensino de acordo com as etapas de educação, foi desenvolvido:


• Educação Infantil – Os professores utilizaram o WhatsApp como forma de mediar a aula, com envios de vídeos com contação de histórias, músicas educativas, brincadeiras lúdicas, sendo apoiados pelos pais; Os alunos sem acesso à internet, a coordenação viabilizou uma apostila com contos, músicas infantis e sugestões de brincadeiras da cultura local.


• Fundamental I, II e modalidade EJA – Para os alunos com acesso à internet, adotamos o uso do ensino remoto, através de uma plataforma on-line, como citado acima, tendo o apoio do livro didático. Para os alunos sem acesso à internet, disponibilizamos apostilas com conteúdo de todas as disciplinas em consonância com a plataforma virtual, também tendo como apoio o livro didático.