InstitucionalUndime PENotícias gerais

Undime Pernambuco promoveu o Dia D da Estratégia Busca Ativa Escolar em Pernambuco

Undime/ PE - 06/11/2022

Undime Pernambuco reuniu as equipes de Busca Ativa Escolar para promover um dia dedicado a discutir a Estratégia do Unicef

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ampliar a disseminação da Estratégia Busca Ativa Escolar, a Undime Pernambuco em parceria com o Unicef e Asserte promoveu no dia 01/11/2022 o Dia D da Busca Ativa Escolar em Pernambuco, que aconteceu em formato remoto no canal da Undime Pernambuco no Youtube.

O evento remoto contou com a participação das equipes das Secretarias Municipais de Educação que trabalham com a Estratégia da Busca Ativa Escolar, tendo a participação simultânea de aproximadamente 200 pessoas. A transmissão iniciou às 9h com a boas vindas, e teve a condução de toda a transmissão do Mobilizador da BAE em Pernambuco, o Prof. Marxwell Albuquerque.

A Programação foi bastante ampla e dimensionada a aspectos voltados desde ao uso da plataforma, a visão dos Dirigentes Municipais de Educação no tocante a importância da Estratégia para a Rede, assim como socialização de experiências práticas de Busca Ativa e a importância da Busca Ativa para o cumprimento das metas no Selo Unicef, e além disso, um panorama do estágio de implementação da BAE no Estado de Pernambuco.

Foto: Youtube

Na mesa "O olhar do Dirigente Municipal de Educação", Prof. Natanael José da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria e Presidente da Undime Pernambuco e a Profa. Sônia Diógenes, Dirigente Municipal de Educação de Venturosa, apresentaram nas suas exposições às experiências dos municípios de Belém de Maria e Venturosa, na implementação da Busca Ativa Escolar, sobretudo no que se refere ao período mais crítico da Pandemia.

Daniella Rocha, Oficial do UNICEF e Verônica Bezerra, Especialista em Educação do UNICEF apresentaram a plataforma da Busca ativa Escolar e suas principais funcionalidades, esclarecendo aos participantes pontos fulcrais no uso da plataforma.

No período da tarde foi iniciado com a socialização de experiências na implementação da Estratégia Busca Ativa Escolar nos municípios de Recife e Capoeiras. A experiência do Recife foi a apresentação do caso Cauã de 9 anos, da Escola Municipal Sítio do Berardo, em que o Coordenador apresentou todo o contexto desafiador de resgate da criança a escola, e como a equipe da Busca Ativa do Recife foi importante para conseguir ter êxito no desafio, esta experiência foi relatada pelo Coordenador da Escola, Prof. Manoel Ribeiro. E no município de Capoeiras foram apresentadas experiências práticas de ações voltadas ao resgate de alunos e a importância de projetos e Programas paralelos, apresentado pela Coordenadora Operacional do município, Regiane Oliveira.

Em continuidade a programação, o parceiro implementador do Selo Unicef no Estado de Pernambuco, representado no evento pela Ana Paula, apresentou a importância da Busca Ativa Escola para o cumprimento das metas do Selo Unicef, trazendo dados atualizados da situação dos municípios de Pernambuco que compõe o Selo Unicef na implementação da Busca Ativa Escolar

O Mobilizador Estadual da Busca Ativa Escolar em Pernambuco, Prof. Marxwell Alburquerque apresentou o panorama atual dos municípios de Pernambuco na utilização da plataforma da Busca Ativa Escolar e a implementação da Estratégia nos municípios, trazendo dados quanto aos municípios inativos no Estado, que representa 30% dos municípios de Pernambuco, endossou em sua fala que um dos principais fatores para idealização do Dia D foi conscientizar e sensibilizar os Coordenadores Operacionais da Busca Ativa nos municípios pernambucanos no uso contínuo da Plataforma da Busca Ativa Escolar tanto na criação dos alertas e casos, como na continuidade na gestão dos casos das crianças e adolescentes egressas às escolas.

 

Emissão dos Certificados de Participação

No momento da realização do evento foi disponibilizado um link fixo para registro de participação, nesse sentido, foi emitido o certificado de todos (as) participantes que preencheram o formulário de confirmação de presença durante o evento online, no chat que foi fixado no Youtube.  Portanto, todos (as) participantes que registraram participação poderão emitir o certificado clicando aqui ressaltando que os arquivos estão em formato pdf, em ordem alfabética de acordo com o nome de cada pessoa que preencheu o formulário.

 

Tramissão do Dia D da Estratégia Busca Ativa Escolar Pernambuco

A gravação da transmissão do Dia D da Estratégia Busca Ativa Escolar Pernambuco, está disponível no canal da Undime Pernambuco no Youtube e pode ser assistido, atavés do link:

 

Autoria: Undime Pernambuco