InstitucionalUndime PENotícias gerais

Quarentena da Educação Municipal: Assista as webinars já realizadas

Undime/ PE - 21/05/2020

Arte: Undime Pernambuco

A Undime Pernambuco vem realizando desde o dia 26/03 webinários para os Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos (as) das Secretarias Municipais de Educação, com o Projeto "Quarentena da Educação Municipal".

O objetivo desta ação é a integralização dos Dirigentes Municipais de Educação, nesse momento de dificuldade com o isolamento social em virtude do Covid-19. As vídeoconferências serão realizadas semanalmente com temas diversos voltados à gestão pública municipal.

No dia 26/03 a primeira web foi realizada com o Professor Carlos Eduardo Sanches, ex-Presidente da Undime Nacional e atualmente assessor educacional nos municípios;

Na quinta-feira seguinte, dia 02/04, a segunda web teve como participantes o Professor. Luiz Miguel (Presidente Nacional da Undime Pernambuco), que tratou sobre aspectos da merenda escolar, o Professor Aléssio Costa Lima (Presidente da Undime Região Nordeste), que abordou sobre às atividades na modalidade EAD, e o Doutor Frederico Amâncio (Secretário Estadual de Educação), que apresentou o panorama da educação estadual no sentido das atividades desenvolvidas, do calendário escolar, e os arranjos para mitigar às dificuldades em consequência da pandemia.

No dia 08/04, a terceira web, teve como convidadas a Professora Ana Selva (Secretaria Executiva de Rede da Secretaria Estadual de Educação), apresentando a política atual desenvolvida no sentido da formação à distância, tanto no que se refere ao Currículo de Pernambuco, como as demais áreas em que a educação estadual vem abordando nas atividades nesta modalidade, e a Doutora Lucila Varejão Dias Martins (CAOP/ MPPE), que apresentou recomendações sobre às contratações temporárias.

Na semana seguinte, dia 16/04, a quarta web, contou com a participação da Doutora Elvira Sousa Lima, neurocientista que atualmente trabalha na cidade do Porto/Portugal, que abordou a temática do "Cérebro em tempos de quarentena", cujo apresentou uma série de  inquietações vividas por todos (as) nesse momento e apresentação de alternativas para mitigas os problemas gerados pelo isolamento social.

No dia 23/04/2020 foi realizada a 5ª webinar, e teve como convidado mais uma vez o Professor Luiz Miguel (Presidente Nacional da Undime), que abordou o panorama das legislações em discussão e vigentes nesse momento de pandemia, e a efetiva participação da Undime nas discussões nas esferas governamentais, além disso foi o momento do Unicef Brasil, através das Professoras Verônica Bezzera e Daniella Rocha (especialistas em educação no Unicef Brasil), trazer o panorama do Selo Unicef e Busca Ativa Escolar, e a importância dos Programas na proteção das crianças, adolescentes e jovens, na permanência nas escolas.

Já no dia 30/04/2020, realizamos a 6ª webinar, que contou o Professor Daniel Cara (FE/USP e membro da Campanha Nacional pelo Dirieito à Educação) que tratou sobre as Diretrizes do Conselho Nacional de Educação sobre às atividades remotas, e as perspectivas dos gestores públicos no tocante ao calendário letivo de 2020, e também a participação da Tatiana Goulart que faz parte da equipe do Conviva Educação, abordando sobre a importância do Memorial de Gestão na transição de governo.

No dia 07/05/2020, a Undime Pernambuco promovoeu a sua 7ª Edição da Quarentena da Educação Municipal,  esta foi especialmente voltada a Educação Infantil, e contou com a participação das Professoras Rita Coelho e  Karina Rizek, cujo abordaram o tema da "Reorganização do Currículo da Educação Infantil".

Na semana seguinte, 14/05/2020,  a Undime Pernambuco convidou para  a 8ª edição do debate semanal as Professoras Pilar Lacerda e Cleuza Repulho, que apresentaram o tema: " Vinculos durante a Pandemia e o que podemos fazer para nos organizar no Pós Pandemia".

Ontem, 22/05/20, realizamos a 9ª Edição da Quarentena da Educação Municipal,  em que a Undime trouxe a temática específica voltada aos notas técnicas e cartilha orientativa do Tribunal de Contas de Pernambuco aos Dirigentes Municipais de Educação, em que tivemos a oportunidade de ter respondidos os questionamentos formulados pela Diretoria Executiva da Entidade aos documentos, contando com a participação do Presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, Dr. Dirceu Rodolfos, e membros da sua equipe: Dra. Adriana Arantes, Dr. Elmar Pessoa e Dr. Aquiles Bezerra.

 

Vale salientar que a Undime Pernambuco vem contando ao longo de todas as webinars com a participação e parceria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do CAOP, com a presença do Promotor de Justiça, Doutor Sérgio Gadelha.

 

Para assistir ou rever as webs, disponibilizamos os links abaixo:

Webinário 01 (26/03/2020)

Webinário 02 (02/04/2020)

Webinário 03 - 08/04/2020

Webinário 04 - 16/04/2020

Webinário 05 - 23/04/2020

Webinário 06 - 30/04/2020

Webinário 07 - 07/05/2020

Webinário 08 - 14/05/2020

Webinário 09 - 21/05/2020